‘Setembro Amarelo’:

Saúde Municipal promove palestra para adolescentes com foco na prevenção ao suicídio

Data: 14 de Setembro de 2021

Em alusão ao ‘Setembro Amarelo’, a Prefeitura Municipal, por meio Secretaria de Saúde de Nortelândia promoveu na manhã desta terça-feira (14.09) uma palestra com foco na prevenção ao suicídio na E.E Prof. Idalina de Farias, no centro.

A palestra foi ministrada pelas Psicólogas Paula Jardiella e Aline Itacarambi, direcionada aos adolescentes com idades de 15 a 18 anos. O objetivo é fazer com que os alunos identifiquem os sinais e sintomas da ideação suicida, e assim poder oferecer ajuda ao amigo, parente ou se auto-ajudar.

A Psicóloga Paula Jardiella, uma das palestrantes explica que é preciso estar atento aos sinais da ideação suicida. Ela diz que, os alunos serão instruídos “a prestar atenção no adolescente ou criança, tentar identificar o porquê dele não estar mais conversando, de ficar mais isolado ou o motivo de não de ir à escola” pontuou Jardiella.

Entre os sintomas mais frequentes da ideação suicida estão: angústia, mudança de hábitos alimentares (perda de apetite, por exemplo), alteração no sono, isolamento social, irritação e automutilação.

A Psicóloga Aline Itacarambi também reforça que a palestra é a melhor maneira de mostrar aos adolescentes que “há uma solução, e que o município possui um serviço para atender esses casos e oferecer ajuda a quem precisa” concluí Aline.

Setembro Amarelo

‘Setembro Amarelo’ é uma campanha que tem como objetivo a prevenção e redução do número de suicídios. Além disso, de acordo com o site da própria campanha, ele “visa a conscientização e a desmistificação do suicídio. Dessa forma, é preciso agir o quanto antes para diminuir os números de casos em todo país”.