QUEIMADAS APAGUE ESSA IDÉIA A Prefeitura Municipal de Nortelândia apoia esta campanha!

Data: 01 de Junho de 2022

QUEIMADAS APAGUE ESSA IDÉIA

A Prefeitura Municipal de Nortelândia apoia esta campanha!

O Governo de Mato Grosso decretou o período proibitivo do fogo entre 1º de julho e 30 de outubro e declarou situação de emergência ambiental entre maio e novembro de 2022 pelo risco de propagação de focos de incêndio em áreas rurais. As normas estão dispostas nodecreto nº 1.356, de 13 de abril de 2022.

A emergência ambiental é o período de estiagem em que a falta de chuva aumenta a ocorrência de incêndios florestais. Durante a emergência ambiental, são permitidas medidas temporárias preventivas, como a contratação de brigadistas temporários pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para auxiliar no trabalho dos bombeiros militares.

No período entre Julho e Setembro acontece o período proibitivo das queimadas no estado de Mato Grosso. Durante este período é considerado crime a prática de queimadas em áreas rurais, com pena de prisão e pagamento de multa.

🛑 NAS ÁREAS URBANAS O USO DO FOGO PARA LIMPEZA DE QUINTAL E AFINS É CRIME O ANO INTEIRO 🛑

A aplicação de multa nestes casos está prevista Conforme a Lei Complementar N° 493/2018 do Código Ambiental, e os valores das multas variam de 50 á 85.000 UPF/MT.

Muitas pessoas não sabem ou não acreditam que as queimadas da vegetação (campos, lavouras), lixos (principalmente o plástico e borrachas) são muito perigosos para a vida no planeta.

O primeiro efeito que as queimadas provocam são as doenças respiratórias, como a asma, bronquite, e outros, atacando pessoas de todas as idades e classes sociais.

Não coloque fogo em áreas urbanas DENUNCIE!

DENÚNCIAS: (65) 3346-1337 - (65) 99608-7199