Projeto Varal da Leitura da Biblioteca Municipal Carlos Drummond de Andrade.

Data: 17 de Novembro de 2021

Nesta quarta-feira (17.11) a Prefeitura de Nortelândia, por meio da Secretaria de Educação realizou o “Varal de Leitura da Biblioteca Municipal Carlos Drummond de Andrade” em alusão ao “Dia Municipal da Leitura”, a ação tem como referência a lei 054/99 que institui o dia 17 de Novembro como o “Dia Municipal da Leitura”. O Projeto é destinada aos alunos das escolas do município de Nortelândia o Centro de Educação Infantil Municipal Arnoud Almeida de Oliveira (01 a 5 anos), Escola Municipal Dr Emanuel Pinheiro da Silva Primo (ensino fundamental I), Escola Estadual Des. Olegário Moreira de Barros (ensino fundamental II) e Escola Estadual Profª Idalina de Farias (ensino médio) a temática apresentada justifica-se perante a necessidade de nutrir as reflexões críticas sobre a leitura e busca estabelecer o contato entre os alunos e o mundo literário.

O objetivo é despertar o gosto, o prazer e estimular à formação do hábito da leitura através do contato com o mundo literário. Divulgar a lei 054/99 que institui o dia 17 de Novembro como o “Dia da Municipal da Leitura” para conhecimento da comunidade em geral. O evento “Varal de Leitura” visa incentivar os alunos a ler e a visitar a biblioteca, fomentando o hábito de frequentar esse espaço oferecido pela prefeitura municipal.

O Projeto também faz parte do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) que visa a realização de ação inovadora voltada para a educação.

Foi realizada a exposição de livros em varal onde os participantes puderam realizar a escolha do livro e depois se dispor com a leitura do mesmo. O evento contou também com peças de arte dos artistas do município Claudio Lisboa, Weberson Matias e Gilson Prates exposta para deleite do publico presente, onde também uma tela em branco, foi disponibilizada para pintura das crianças com o tema "Borboletas".

Foi realizado o momento do conto “No meu tempo de Infância”, com os convidados Marlene Julia, Zema Fernandes e Professor Branco explanando acontecimentos de infância vivida no município com intuito de resgatar o habito de contar de história. Finalizando com professora Lígia Costa Curvello autora do livro As Aventuras do Vovô Nezinho e As Aventuras da Menina de Olhos Brilhantes, que apresentou suas obras e fez o momento para o deleite do publico presente.

Agradecimentos da gestão municipal a todos os envolvidos na organização e apresentação do projeto, em especial a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer.