POR QUE USAR SACOLAS REUTILIZÁVEIS?

Data: 17 de Setembro de 2021

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, todos os anos a população mundial consome cerca de 500 bilhões de sacos plásticos. Desse total, grande parte não é descartada corretamente no lixo, o que ocasiona grandes impactos negativos ao meio ambiente.

Além disso, anualmente, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico vão parar nas águas dos oceanos, poluindo e degradando a natureza.

Assustador, não é mesmo? Mas há também uma informação animadora: parte da solução para esse problema está em nossas mãos! Podemos, sim, mudar esse cenário fazendo escolhas mais sustentáveis no nosso dia a dia.

No post de hoje, vamos aprender a fazer uma mudança simples e muito significativa. O uso das sacolas reutilizáveis é uma atitude acertada e que traz grandes benefícios para o planeta. Além de ecologicamente corretas, elas são super resistentes e muito práticas.

Acompanhe e entenda.

A IMPORTÂNCIA DESSAS SACOLAS

As sacolas reutilizáveis são bem mais resistentes que os tradicionais sacos plásticos. Há uma estimativa de que boa parte das sacolas reutilizáveis, equivale a 8 sacos plásticos em capacidade. Elas também têm a grande vantagem de poderem ser lavadas e usadas diversas vezes.

Outra vantagem é que elas podem ser customizadas para ganhar um charme a mais! Muitas são vendidas já com estampas diferenciadas, bem bonitas e modernas. Dessa forma, é possível usar a sacola para outras finalidades e situações, além das compras de supermercado.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS RAZÕES ECOLÓGICAS PARA NÃO USAR SACOLAS PLÁSTICAS

Economia dos recursos naturais

As sacolas plásticas são produzidas a partir de petróleo ou de gás natural. Acontece que esses recursos não são renováveis, ou seja, um dia eles podem acabar. Isso tende a causar impactos muito profundos na natureza.

Minimização dos impactos na natureza

Para ser transformado em sacolas plásticas, o petróleo precisa ser extraído e depois refinado. Esse processo além de gastar muita energia e água, é poluente e gera uma grande emissão de gases.

Ou seja, o petróleo é uma matéria-prima que causa muitos impactos negativos na natureza.

Demora na decomposição

Depois de descartadas na natureza, as sacolas plásticas demoram muito para se decompor, e isso também contribui para degradar o meio ambiente. Acredita-se que leva mais de 100 anos para uma sacola plástica de decompor!

Transtornos nas grandes cidades

Os sacos de lixo, em geral, são descartados de forma incorreta. Na natureza, é comum sacos deixados pelas pessoas sufocarem os animais. Nas cidades, esse descarte inconsciente causa grandes transtornos, pois entopem os bueiros, agravando as enchentes em épocas de chuva.

Diante dessas razões, a melhor coisa a se fazer é trocar os sacos plásticos pelas sacolas reutilizáveis, não é mesmo?