JUNHO VIOLETA: MOMENTO DE RESPEITO E VALORIZAÇÃO AO IDOSO

"Data incentiva reflexão e posicionamento diante do assunto".

Data: 07 de Junho de 2021
Autor: Coordenadoria de Comunicação Social

"Data incentiva reflexão e posicionamento diante do assunto".
Foto por: Wesley Moura

Dia 15 de junho, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi oficializada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, mas já era comemorada pela Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA) desde junho de 2006. O dia foi criado para expandir a reflexão e manifestar sua oposição aos abusos e sofrimentos infligidos a algumas de nossas gerações mais velhas.

Segundo dados da Divisão da População da ONU, a população acima dos 60 anos já representa 1.1 bilhão mundialmente, enquanto no Brasil o número chega a 29.9 milhões. A projeção é que, em 2100, sejam 74.4 milhões de idosos brasileiros.

Violência contra a pessoa idosa, conforme descrito pelo Ministério da Saúde, pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa”.

O Disque 100, maior canal de denúncias no Brasil, informou que em 2019, 48.446 foram referentes às pessoas idosas, cerca de 30% do número total. Dentre os principais tipos exercidos, a violência por negligência é a mais comum (41%), seguida por violência psicológica (24%), abuso financeiro (20%), violência física (12%) e violência institucional (2%).