Junho Violeta: momento de respeito e valorização ao idoso Data incentiva reflexão e posicionamento diante do assunto.

Data: 15 de Junho de 2022

Junho Violeta: momento de respeito e valorização ao idoso

Data incentiva reflexão e posicionamento diante do assunto.

Dia 15 de junho, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi oficializada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, mas já era comemorada pela Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA) desde junho de 2006. O dia foi criado para expandir a reflexão e manifestar sua oposição aos abusos e sofrimentos infligidos a algumas de nossas gerações mais velhas.

Segundo dados da Divisão da População da ONU, a população acima dos 60 anos já representa 1.1 bilhão mundialmente, enquanto no Brasil o número chega a 29.9 milhões. A projeção é que, em 2100, sejam 74.4 milhões de idosos brasileiros.

Violência contra a pessoa idosa, conforme descrito pelo Ministério da Saúde, pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”.