Seção de atalhos e links de acessibilidade

CENTENÁRIO NORTELANDENSE

FELICITAÇÕES AO SENHOR FIRMO DOS SANTOS

Data: 31 de Maio de 2021
Autor: Coordenadoria de Comunicação Social

FELICITAÇÕES AO SENHOR FIRMO DOS SANTOS

Hoje é dia de parabenizar um ilustre cidadão nortelandense que completa 100 anos de vida, trata-se de, firmo dos santos nascido em 31 de maio de 1921, natural de Barreiras-BA.

 

O êxodo de sua cidade natal se deu, devido aos fortes rumores do extrativismo mineral do estado de Mato Grosso, que atraíram seus pais, que iniciaram a longa jornada entre os dois estados (Bahia e Mato Grosso) no ano de 1927.

 

Foram dias de muita luta e dificuldades pelo caminho, mas em 1931 chegaram a Poxoréu, no mesmo ano mudaram-se para Guiratinga, em 1944 já adulto retornou para Poxoréu, momento em que conhecera Dionísia da silva, sua amada, que em 02 (dois) de fevereiro de 1944, passou a ser a sua companheira, com quem ele viveu por muitos anos até a morte de sua amada os separarem.

 

Em 1952, iniciou sua última viagem de cidade em cidade, para o local onde moraria "ad aeternum". Era "Santana dos Garimpeiros", que iria receber o epiteto de "princesinha do médio norte" e num futuro próximo se chamaria Nortelândia, onde chegou em 19 de agosto de 1952.

 

Em Nortelândia, firmo dos santos, flamenguista roxo, se aplicou a prática laboral do garimpo, começando pelo famoso garimpo "ranha céu", depois no garimpo de "Maria Joana" (atual Nova Marilândia), no garimpo de Santo Afonso, no garimpo do pimenta, no "chale", e muitos outros garimpos nos quais viria trabalhar durante sua vida.

 

Muitos anos depois com o declínio do garimpo na região, passou a trabalhar como carpinteiro, para sustentar sua família.

 

Hoje, depois de 62 anos de sua chegada em Nortelândia, encontra-se aposentado, sem ter granjeado fortuna no garimpo, mas tendo granjeado uma fortuna que dinheiro nenhum pode comprar, qual seja:

 

08 filhos (vivos);

30 netos;

38 bisnetos;

11 trinetos;

01 tetraneto;

 

Na sociedade nortelandense, foi membro do Sindicato dos Garimpeiros membro do diretório municipal do democratas (DEM) partido que é filiado desde 1950, quando ainda tinha sigla PFL, e é novenário da festa de Santana, na noite dos garimpeiros desde que a festa teve início no ano de 1959, e membro da associação dos idosos nortelandenses.

 

Por fim, firmo dos santos hoje com 100 anos patriarca da família santos, deixou para a sua posteridade um legado de trabalho, honestidade, seriedade e dedicação a família.

 

Parabéns firmo dos santos, esse com certeza ama Nortelândia.