Publicado em: 29/12/2017 ás 19:20:00 Autor: Edivaldo de Sá - Especial

O prefeito de Nortelândia Zema Fernandes (PSD) fez uma avaliação positiva de sua administração neste primeiro ano de governo e pontuou que apesar das dificuldades enfrentadas no decorrer do ano, consegue finalizar este primeiro período com um saldo considerável e numa perspectiva bastante otimista em relação ao ano vindouro.

De acordo com o gestor, a maior dificuldade enfrentada foi no campo financeiro, o que impediu o avanço de sua política administrativa e chegou inclusive comprometer o andamento de alguns serviços essenciais à população.

“Tivemos um ano de alto e baixos na seara financeira, e isso impediu que aplicássemos nosso plano de governo como idealizamos, porém, o problema financeiro que tem afetado estados e municípios Brasil afora deve melhorar no próximo ano e isso nos anima e aumenta nossas perspectivas” avaliou Fernandes.

Mesmo com as dificuldades financeiras a administração seguiu aplicando os recursos com muita austeridade, o que permitiu recuperar e manter as estradas vicinais e urbanas, executar um cronograma de limpeza pública satisfatório a população, iniciar programas de atendimento em saúde pública como o NASF entre outros, executar projetos na área assistencial em atendimento as famílias em vulnerabilidade social, e obras importantes em todos os setores.

O administrador destacou ainda o canal de diálogo que abriu com a comunidade rural, permitindo atender as reais necessidades do setor, e descentralizando o atendimento aos pequenos e médios produtores rurais com as patrulhas mecanizadas numa parceria com as associações de produtores dos assentamentos, além da contratação de profissional técnico especializado para atuar no melhoramento do rebanho bovino leiteiro.

“Nós iniciamos nosso governo estabelecendo um feedback com a comunidade rural, e isso nos levou a disponibilizar vários serviços em todas as áreas de nossa gestão, levando aos produtores o que eles entenderam como necessidade e prioridade e não impusemos nada que não fosse da vontade deles” disse o prefeito.

Outra ação realçada pelo gestor municipal está relacionada a área de entretenimento, ao investir recursos e material humano nas atividades esportivas, realizando campeonatos de diversas modalidades.

“No esporte conseguimos trazer de volta a presença do público de todas as idades nas quadras, ginásios e campos de futebol. Com isso pudemos perceber que com dedicação e o investimento de poucos recursos é possível promover entretenimento e alegria a população” destacou ele.

Durante a entrevista o alcaide frisou que seu grande calcanhar de aquilles neste ano ficou restrito a área financeira, que o impediu de promover as mudanças que desejava e principalmente de atender todas as necessidades dos munícipes.

“Sem dinheiro é impossível executar e implementar nosso plano de governo como desejamos. A ausência de recursos compromete sobremaneira todas as ações de governo, mas graças a Deus conseguimos com muita determinação e austeridade manter os serviços essenciais, a folha de pagamento em dias e honrar nossos compromissos com os fornecedores” analisou Zema.

Ainda de acordo com ele, muitos municípios e estados estão em dificuldades e não estou conseguindo fazer o dever de casa, deixando de atender a população como gostariam seus gestores.

Legislativo Municipal

Zema Fernandes fez questão de mencionar o apoio e a compreensão do Poder Legislativo, que não mediu esforços para atender os pleitos do Executivo, e em muitos momentos, somar esforços na defesa dos interesses da população e dos menos favorecidos principalmente.

“Eu só tenho que agradecer a todos os vereadores indistintamente pelo apoio as nossas demandas, somando esforços conosco em prol do bem comum, sem olhar cor partidária e sim as necessidades de nossos cidadãos. De maneira que quero aqui fazer minha reverência aos nobres parlamentares que entenderam nossas dificuldades e nos deram as mãos” enalteceu.

O prefeito agradeceu os vereadores em nome da presidente do Poder Legislativo Maria Aparecida de Oliveira, que sempre esteve solicita aos pleitos apresentados e encaminhou-os de maneira célere, sem criar embaraços e dificuldades.

Lideranças Estaduais

O gestor municipal lembrou ainda que foi imprescindível o apoio da classe política na superação das dificuldades, amenizando a crise enfrentada pela gestão. Na oportunidade agradeceu aos Deputados Estaduais Zé Domingos, Wagner Ramos, Dilmar Dalbosco e Saturnino Masson. Os Deputados Federais Fábio Garcia, Rogério e Victório Galli, e os senadores Cidinho Santos e Wellington Fagundes.

“Tive o respaldo destes valorosos homens públicos, que demonstraram comprometimento com a causa pública e principalmente com os interesses da população, disponibilizando recursos para atender as demandas que levamos, a fim de atender os interesses de nosso povo. Sempre fui atendido por eles com muita presteza” ressaltou Fernandes.

Governo Estadual

O Chefe do Poder Executivo Municipal elogiou também o Governador do Estado Pedro Taques e os membros de sua equipe como os Secretários Wilson Santos, Max Russi, o Presidente do Intermat Cândido Teles, e a Mônica Carmolessi e o vice-governador Carlos Favaro.

De acordo com ele, mesmo diante das dificuldades que o estado enfrentou neste ano de 2017, houve um esforço do Governo do Estado para atender nossas reivindicações.

“O Governador Pedro Taques está sempre sensível e disposto a ouvir a buscar meios de atender nossos pleitos e mesmo em meio as dificuldades de ordem financeira que enfrentou, não mediu esforços para viabilizar as condições financeiras ou técnicas a fim de nos contemplar em diversos momentos” elogiou Zema.

AMM

O prefeito de Nortelândia também mencionou o trabalho desenvolvido pelo presidente da Associação Matogrossense dos Municípios Neurilan Fraga, que sempre esteve sintonizado aos problemas enfrentados pelos municípios.

“Neurilan foi gestor e sabe dos nossos problemas, isso faz com que ele possa entender a situação dos prefeitos e defender junto ao Governo Estadual e Federal ou quaisquer outros órgãos a solução deles. Ele é um porta voz de nossos anseios” destacou.

Equipe municipal

Zema Fernandes fez questão ainda de ao finalizar sua entrevista, agradecer todos os seus colaboradores em nível municipal, que segundo ele foram importantes neste primeiro ano de governo, uma vez que souberam entender as medidas drásticas de contenção de despesas e austeridade implementada como medida de enfrentamento a crise financeira que assola os governos municipais, estaduais e federal.

“Meus auxiliares diretos e indiretos foram muito importantes neste processo, uma vez que eles estão mais próximos dos problemas e conseguiram entender nosso momento e desenvolver o trabalho da melhor maneira possível, de modo que eu só tenho que agradecer a todos indistintamente, seja do mais alto escalação até as funções diversas como serviços gerais, vigias e outros tão importantes como os que desenvolvem seu trabalho na parte burocrática” finalizou Zema Fernandes.

Notícias relacionadas

19/04/2018

Prefeito Zema Fernandes Anuncia Projeto de Saneamento Básico Para Assentam...

Visualizar Notícia

12/04/2018

Prefeitura Municipal de Nortelândia realiza audiência pública para debat...

Visualizar Notícia

10/04/2018

Novo veículo reforça frota da Saúde de Nortelândia

Visualizar Notícia

05/04/2018

Projetos e Oficinais Sociais Transformam Sonhos em Realidade em Nortelândi...

Visualizar Notícia