Publicado em: 20/07/2017 ás 11:29:00 Autor: Da Assessoria

O prefeito de Nortelândia Zema Fernandes, determinou no início da manhã desta quinta-feira (20.07) o início da troca de luminárias na principal avenida da cidade. Quem passou pela avenida já viu uma equipe trabalhando na substituição das antigas luminárias pelas novas em LED.

A substituição das lâmpadas tradicionais pela iluminação LED oferece diversas vantagens, principalmente em termos de durabilidade e economia, o que vai gerar economia aos cofres públicos municipais, bem como maior durabilidade na manutenção.

De acordo com o prefeito, inicialmente as luminárias substituídas serão da avenida principal, mas que pretende ao longo de sua gestão buscar gradativamente a substituição em toda a cidade.

“Pretendemos ampliar a substituição, o que logicamente demandará mais recursos, até mesmo porque estas lâmpadas de LED são mais caras que as usuais. Estas primeiras adquirimos com recursos da arrecadação do IPTU nestes primeiros meses do ano” declarou Zema.

Ao todo, a prefeitura de Nortelândia vai investir mais de R$ 30 mil reais de recursos próprios nesta primeira etapa de modernização da iluminação, que vai melhorar a eficiência e a estética do sistema de iluminação pública de Nortelândia.

O Chefe do Poder Executivo Municipal disse ainda que a nova iluminação de LED, vai resultar na diminuição da potência consumida junto a rede geral e consequentemente gerar mais economia para o município.

“Vamos requisitar a empresa concessionária de energia após estas substituições, que faça a devida correção na cobrança do consumo, uma vez que as luminárias de LED gastam menos energia. Isso vai gerar economia também no tempo de substituição das lâmpadas” ressaltou ele.

A substituição de parte da iluminação da cidade faz parte de um audacioso programa de revitalização das vias públicas que será executado durante os quatro anos de mandato.

“Com a substituição das luminárias antigas de vapor de sódio pelas lâmpadas modernas de led, vamos conseguir melhorar a qualidade da iluminação pública, cuja diferença estará aos olhos vistos de quem passar pela avenida principal. Para se ter uma ideia da economia, uma lâmpada de LED de 50 watts proporciona claridade de uma comum de 120 watts, essa diferença diminui os custos e ainda muda o aspecto da avenida e da cidade”, destacou o prefeito.

Vejam alguns dos pontos positivos das luminárias de LED de acordo com a AEC -  Arquitetura, Engenharia e Construção:

SUSTENTABILIDADE

 

Antes uma utopia, agora uma necessidade. Cada vez mais a sustentabilidade é um item considerado fundamental, tanto pelas empresas como pela iniciativa pública, na hora da escolha por projetos de iluminação. Uma luminária com tecnologia dos diodos emissores de luz é capaz de evitar a emissão de 0,4 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Multiplique isso por milhares de pontos de luz em uma cidade e chegará a um montante significativo de gases que deixam de poluir nosso planeta. Ainda sobre esse tema, sabe-se que a iluminação pública é responsável por 25% das emissões de CO2 e que, por isso, a opção dos LEDs se mostra não apenas a mais barata, mas a que menos agride o meio-ambiente.

 

MANUTENÇÃO

 

Uma instalação de LED em qualquer ambiente requer muito menos manutenção, já que sua vida útil é muito maior que a das lâmpadas de vapor de mercúrio, por exemplo. Ainda que se gaste mais em um primeiro momento no aporte para a aquisição dos equipamentos, este custo logo se paga em médio e longo prazo.

 

SEGURANÇA

 

Os LEDs na iluminação pública geram mais conforto visual, contribuindo para que os indivíduos possam ter um desempenho visual melhor do que acontece no ambiente. Outro ponto de destaque é que com esse tipo de tecnologia podemos obter altos índices de reprodução de cor (IRC), ou seja, mesmo de noite a iluminação é muito mais completa. Em ruas e avenidas, principalmente em horas de pouco movimento, esse fator pode ser decisivo para que se evitem assaltos, atropelamentos ou outros acidentes nas vias públicas.

Notícias relacionadas

22/08/2017

Staff de Nortelândia apresenta balanço das ações do primeiro semestre d...

Visualizar Notícia

22/08/2017

Vice-governador participa de inauguração de núcleo de aviários em Norte...

Visualizar Notícia

18/08/2017

Prefeitura de Nortelândia inicia trabalho preventivo e promove limpeza em ...

Visualizar Notícia

04/08/2017

Agricultores de Nortelândia recebem Selo da Agricultura Familiar

Visualizar Notícia